Todas as áreas dos negócios vêm passando pela transformação digital, onde tecnologias aliadas a todos os processos podem ser incorporadas completa ou parcialmente em ambientes na nuvem.
Isso inclui também as indústrias, seja nas áreas comerciais, financeiras e inclusive nos processos de produção e manufatura, onde acontecem cada vez mais
processos automatizados.
Leia este artigo para entender mais sobre como a solução em nuvem híbrida impacta o processo das indústrias e os
benefícios dessa mudança da Indústria 4.0.
Uma solução em nuvem híbrida usa a tecnologia de transferência de dados de forma combinada entre nuvens públicas e privadas, permitindo um trabalho de compartilhamento de informações e softwares integrados de forma segura, o que possibilita a execução de diversos processos e automatizações.
A modernização em processos produtivos já vem avançando nos últimos anos, mas teve esse processo intensificado com a necessidade de isolamento de 2020.
Uma pesquisa anual divulgada pela Nutanix (A Nutanix, Inc. é uma empresa americana de computação em nuvem) mostrou que
75% dos entrevistados, representantes do segmento industrial, afirmaram que a pandemia colaborou para que a área de tecnologia da informação passasse a ser
mais valorizada e usada como alternativa estratégica, aumentando os investimentos no setor de
solução em nuvem híbrida.
Com esse contratempo, gestores passaram a ver essas soluções como forma de adaptar os processos durante os períodos de isolamento, aprimorando constantemente a produção com o avanço das tecnologias e melhoria contínua da concorrência.
Outros dados de 2020 apresentados pelo pesquisador
Vanson Bourne, mostram que essas mudanças vêm ocorrendo na indústria por questões comerciais (62%), com o objetivo de obter mais controle de recursos de TI (60%) e para aumentar a velocidade de produção (53%).
Assim, o movimento da Indústria 4.0 ganhou ainda mais força,
migrando para uma solução
em nuvem híbrida, capaz de automatizar vários tipos de operações no back-end, com ainda muito campo para investimento em novas tecnologias inteligentes.
A Nutanix (ECI) ainda revelou que essa visão já está clara para os profissionais da área, com
87% acreditando que uma infraestrutura em nuvem híbrida é o melhor formato operacional para as demandas atuais dos negócios.
O momento atual é promissor, como mostram os dados apresentados acima. Ainda assim, as indústrias que utilizam tecnologias de solução em nuvem possuem muito o que explorar. Na manufatura, somente 15% das indústrias ainda não começaram a investir nessa área, usando data centers tradicionais sem habilitação para a nuvem.
Os investimentos são promissores: Vanson Bourne ainda mostrou em sua pesquisa que os planos da indústria global é aumentar em
52% os investimentos realizados para essa área nos próximos cinco anos, o que chega a milhões de dólares.
Esse salto na transformação digital permitirá que uma solução em nuvem híbrida
reformule os processos tradicionais de fabricação, implementando um modelo muito mais inteligente e eficiente na manufatura.
Essa transformação afeta como produtos são projetados, como os insumos são comprados, na montagem e até na entrega aos consumidores. A
nuvem híbrida possui uma capacidade ampla de colaborar na indústria, desde o planejamento, até a criação de novas modalidades de negócios e serviços.
A Config é uma empresa com 26 anos de experiência em tecnologias personalizadas e ferramentas completas para eficiência industrial, gestão fiscal e outros serviços.
A Config VIF MES Performance é uma solução oferecida pela Config que permite uma gestão de performance industrial, controle apurado de qualidade e até condução de equipes na linha de produção.
Conheça todos os serviços disponíveis ou, se preferir, para receber ajuda e tirar suas dúvidas!
Fale com um de nossos consultores!