Na indústria, as linhas de produção muitas vezes acabam saturadas, têm dificuldade em atender a demanda total, possuem dificuldade em se adequar às mudanças solicitadas por clientes, dentre outras dificuldades que dificultam a produtividade e a execução da melhoria contínua.
Para evitar ter que criar novas linhas de produção ou até aumentar as jornadas de trabalho, é importante encontrar ferramentas automatizadas que ajudem no
monitoramento com métricas em tempo real que contribuam para o processo de melhoria contínua, trazendo mais agilidade e eficácia na produção.
Confira abaixo como o Config VIF MES Performance pode ajudar sua empresa a solucionar a maioria dos problemas na linha de produção!
O Config VIF MES Performance é um software que atua diretamente na gestão de sua performance industrial, controla a qualidade da produção e faz animação de equipes nas linhas de produção, focada para a indústria alimentícia.
Esse software permite ser integrado aos equipamentos da linha, coletando dados em tempo real para
gerar indicadores intuitivos que medem o desempenho e a qualidade de maneira confiável, tudo com integração on-line.
Além de fornecer dados através dos indicadores, o
Config VIF MES Performance ainda oferece a condução de equipes, o que garante integração com o chão de fábrica para conduzir e orientar seus colaboradores de forma mais eficiente.
Seus diferenciais é que possui integração com as tecnologias da
indústria 4.0, é colaborativo, possui uma interface facilitadora em vários idiomas e com multisites, possuindo um módulo com integração para Business Intelligence (BI) e é evolutivo.
Uma das principais formas que o Config VIF MES performance facilita o processo de melhoria contínua é através da observação do monitoramento de desempenho. Com ele é possível encontrar os desvios, erros e pontos que precisam ser trabalhados.
Um nível de monitoramento adequado contribui para que a melhoria contínua na indústria seja realizada adequadamente, observando coisas como:
Ainda que você solicite esse tipo de acompanhamento feito manualmente, através da inserção de dados em planilhas, o processo acaba sendo improdutivo, sobrecarrega os colaboradores e não oferece métricas em tempo real, o que dificulta a aplicação de soluções de forma rápida.
Além de produzir muitos papéis, a medição e inserção de dados pode ser imprecisa e subjetiva, dando margem para ainda mais erros. Sem falar na dificuldade de análise em caso de auditorias.
Tudo isso pode ser solucionado ao incorporar a automação de dados em tempo real, incluindo nas próprias máquinas um software que faça esse trabalho,
simplificando todo o processo e oferecendo informações concretas e exatas.
Com uma análise mais apurada, a medição de paradas, incluindo até as de menor tempo, ganha mais objetividade. As medições realizadas ficam livres da subjetividade e oferecem dados reais relacionados ao desempenho.
Assim, é possível
automatizar a leitura nas máquinas conectadas, entendendo os motivos, inclusive com a inserção no sistema pelos próprios colaboradores quando necessário.
Com acesso direto aos indicadores em tempo real (atrasado avançado, OEE, produtividade, cadência, dentre outros), os operadores podem conduzir a melhoria do desempenho na linha de produção de forma mais assertiva e intuitiva, sem dificuldade em entender os pontos a melhorar.
Essa é uma vantagem encontrada logo quando ocorre a implementação do sistema, permitindo que o OEE melhore ainda que não existam políticas de
melhoria contínua desenvolvidas especificamente para cada caso.
Com dados medidos e computados diretamente no software, o trabalho administrativo de reunir todos os dados de desempenho também é simplificado, facilitando futuros processos de auditoria.
O trabalho dos gestores acaba sendo, em grande parte, analisar dados para garantir a melhoria contínua nos processos da indústria, analisando as melhores metodologias, incentivando as melhores práticas, realizando animação das equipes e outros esforços que se alinhem aos objetivos globais.
Com o software Config VIF MES Performance, o processo é facilitado e o
gestor consegue analisar mais criticamente se os objetivos foram alcançados com métricas de aderência, qualidade, segurança, dentre outros, tudo através de dashboards intuitivos e outras métricas personalizáveis.
Com o software, é possível realizar análises de Pareto e seus picos, entendendo o que mais impacta a produtividade ou outras métricas, mas os benefícios vão mais longe.
Ainda que seja útil, uma análise completa vai mais longe que observar um evento isolado, reduzindo para zero os riscos das falhas encontradas, sendo mais vantajoso porque se obtém os ganhos no primeiro nível para poder aprimorar um projeto maior.
Assim, se encontra a melhor metodologia para aplicar a
melhoria contínua, alcançando o cenário ideal para interligá-los, melhorando progressivamente o OEE e implementando o planejamento de melhoria de forma facilitada.
Com as melhorias determinadas, o
processo de padronização ocorre com mais facilidade ao longo do tempo, fazendo com que as equipes se mantenham motivadas e atentas aos detalhes de maneira mais uniforme, sem recaídas ou falhas na adoção dos processos.