Uma pergunta muito recorrente, e se os fiscos estaduais estão preparados para trabalhar com a montanha de dados que o projeto Sped proporcionou a eles. Pois bem, leiam a matéria:

Com recorde de participantes, Encat realiza o primeiro Workshop Auditoria Fisco-Contábil

 
Na ocasião, ainda foi realizado o Lançamento do Curso EAD sobre o Contágil Lite – Imagem: Ascom Encat
Cerca de quatrocentos Auditores Fiscais de Tributos Estaduais se conectaram, nessa quarta-feira (04), no primeiro Workshop Auditoria Fisco-Contábil, realizado pelo Encat, juntamente com a Receita Federal do Brasil (RFB) e a Escola de Gestão Fazendária da SEFAZ Tocantins (Egefaz). O Webinar foi dividido em dois blocos e restrito apenas a esses profissionais.
O Coordenador Geral do Encat, Luiz Dias, fez a abertura do evento e explicou a necessidade de entender a diferença entre a auditoria fiscal e contábil.

“A gente enxerga a auditoria contábil como um complemento de grande importância para a auditoria fiscal, na medida em que nesta olhamos aquilo que, via de regra, está declarado, e na auditoria contábil descobrimos o que está submerso.”

Ainda no início do workshop, foi realizado o lançamento do Curso EAD sobre o Contágil Lite, com a apresentação dos conceitos básicos e as principais funcionalidades desta ferramenta de auditoria fisco-contábil dos tributos estaduais, com vistas à recuperação de credito tributário.
A apresentação foi ministrada pelo Conteudista, organizador do Curso e Lider Nacional do GT de Auditoria Fisco Contábil do ENCAT, Professor Alexandre Alcantara, a Líder Nacional Adjunta do GT de Auditoria Fisco Contábil do ENCAT, Alexandra Vieira, e a Coordenadora Geral do Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário (GDFAZ), Sayonara Pereira De Oliveira.

“O curso está oficialmente lançado. Esperamos que ele possa contribuir para os atuais e potenciais usuários do Contagil. Nós disponibilizaremos para os estados todo material apresentado hoje juntamente com os nossos contatos”, declara o professor Alesandre Alcantara.

A segunda parte do Workshop sobre Auditoria Contábil tratou de assuntos direcionados às Administrações Tributárias Estaduais. Sete estados da Federação apresentaram o sucesso de suas atividades e responderam perguntas dos participantes. Estiveram presentes representantes das Secretarias de Fazenda do Rio Grande do Norte, Alagoas, Espírito Santo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Goiás e Minas Gerais.
“Foi muito importante ver o interesse dos servidores das diversas secretarias participando em massa do evento. Isso demonstra o interesse sobre o tema e o quanto ele é importante para o aperfeiçoamento das fiscalizações nos estados”, comentou Luiz Dias, se mostrando satisfeito com o êxito no desenvolvimento do evento e a grande procura dos Auditores. O Coordenador do Encat ainda afirmou que outros encontros como esse devem ser realizados neste ano para tratar da mesma temática.

Coordenador do Encat, Luiz Diaz realizando a abertura do evento – Imagem: Ascom Encat
Compareceram no encontro o Subsecretaria de Fiscalização da RFB, Jonathan de Oliveira, o Auditor Fiscal da RFB e líder da equipe de desenvolvimento do Contágil, Gustavo Henrique Britto Figueiredo, o Secretário Executivo de Gestão Tributária, Marco Antônio Da Silva Meneses, e o Diretor da EGEFAZ, Rodrigo José Lima Almeida.
Ainda estiveram presentes o presidente da Comissão de gestão Fazendária (Cogef), Reuben Rocha, o Assessor de Economia do Comitê Nacional de Secretários da Fazenda (Comsefaz), Flávio Arantes, o Diretor de Aposentados e Pensionistas da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), José Marcio Santa Rosa, Diretor de Estudos Tributários da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), Juracy Soares, além da presença internacional do Diretor de Assistência Técnica e Tecnologia do Centro Interamericano de Administrações Tributárias (CIAT), Raul Zambrano.
Certificados serão gerados e enviados em breve para quem preencheu a lista de presença. O envio será feito pelo e-mail disponibilizado na inscrição.


Matheus Guilherme

Fonte:site do ENCAT