• Telefone: 55+ (11) 5501-8300

14/07/2015 Config lança solução tecnológica no Brasil voltada às Indústrias de Alimentos

Na era da informação, os consumidores estão cada vez mais atentos aos produtos que consomem e a fim de atender esse público mais consciente, as empresas precisam evoluir seus processos de pesquisa e desenvolvimento para acompanhar as exigências. Com o objetivo de proporcionar uma gestão de qualidade na indústria de alimentos ou produtos alimentícios, a Config Soluções Tecnológicas apresenta uma novidade no Brasil – a solução PLIM, em parceria com a empresa francesa Keendo, spin-off da VIF – Vignon Informatique France.


Segundo o presidente da Config, Wilson Silva, enquanto o tempo de lançamento de novos produtos no mercado e os orçamentos dos projetos de inovação são cada vez menores, as exigências do mercado são cada vez maiores. “A solução PLIM foi desenvolvida para as indústrias de alimentos e pode ajudar as empresas a enfrentarem esse grande desafio, graças a ferramenta colaborativa de gestão de projetos, formulações restritivas, simulações e cálculos”, afirma.


A ferramenta é moderna e inovadora, cujo objetivo é acelerar o lançamento de novos produtos no mercado, tornar as informações envolvidas no processo mais confiáveis e centraliza-las para que todas as equipes trabalhem sobre a mesma base de dados. “ A empresa brasileira passa por uma nova fase, com a meta de se transformar em grande integradora de produtos”, ressalta ao enfatizar que a solução é exclusiva no Brasil e contribui também para que as marcas atendam as novas regras de rotulagem dos alimentos, dentre outros benefícios.


De acordo com o consultor especialista da Config, Guilherme Corral, a solução PLIM conta com uma ferramenta de gestão de formulações que permite a criação de receitas integradas às matérias primas, produtos semiacabados, embalagens e recursos. “Quando os itens estiverem inseridos na receita, o PLIM calcula de acordo com as regras estabelecidas na RDC 359/360, em tempo real, o custo do produto, seus valores nutricionais, alergênicos, além da lista de ingredientes inserida no rótulo. Um controle sobre os valores calculados assegura o respeito do caderno de especificações previamente definido para o projeto”, explica ao completar que a solução conta com a integração de uma base de aditivos (INS - Sistema Internacional de Numeração de Aditivos Alimentícios) e dados nutricionais (USDA, CIQUAL,TACO). Modelos de projeto, workflow, fichas técnicas também integram o PLIM.


Dentre as vantagens do software estão a centralização de informações e de fácil acesso; as receitas são armazenadas por versão e seu histórico comparado com apenas um clique; fácil navegabilidade, graças a sua moderna ergonomia – 100% web; permite às equipes foco sobre as suas atividades.


A solução PLIM foi idealizada pela Keendo, spin-off da VIF – Vignon Informatique France,   uma empresa com mais de 30 anos de experiência, que oferece ferramentas de gestão específicas para a indústria de alimentos. Líder francesa no segmento, possui mais de 450 clientes espalhados pelo mundo. No Brasil, a marca passou a ser representada com exclusividade pela Config neste ano de 2015.